terça-feira, 11 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A informática passou a ser vista como ferramenta na educação brasileira, com o objetivo de construir bases que garantissem uma real capacitação nacional, em benefício do desenvolvimento social, político, tecnológico e econômico.
O uso do computador na educação brasileira teve início em 1973, na I Conferência Nacional de Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior. Assim como a educação a informática na educação também recebeu influencia de outras culturas.
Em 1980, teve inicio no Brasil o movimento Filosofia e Linguagem LOGO, que divulgou idéias defendendo o computador como instrumento que catalisa conceitos complexos, permitindo assim que o aluno trabalhe estes conceitos de maneira simples e lúdicos.
As Universidades Públicas (UFRJ) do RJ, (UNICAMP) Campinas e (UFRGS) GS, foram responsáveis pelos primeiros estudos acerca da utilização da informática como ferramenta educacional.
Em 1984 o Ministério da Educação (MEC) lançou em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), Financiadora de Projetos e SEI o projeto EDUCOM, sua proposta tinha como objetivo fomentar a implantação de centro-piloto com infra-estruturas relevantes para o desenvolvimento de pesquisas, objetivando a capacitação nacional, buscando perceber como o aluno aprende sendo apoiado pelo recurso da informática e se isso melhora sua aprendizagem.
Em 1986, o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação, denominado, projeto FORMAR, passou a formar professores e a implantar infra-estruturas de suportes na Secretarias Estaduais de Educação. Os participantes do projeto FORMAR foram encarregados de implantar em seus Estados os CIED (Centro de Informática Educativa).
Em 1989 é formado pelo MEC o Programa Nacional de Informática na Educação PRONINF, este ultrapassou as expectativas governamentais, tinha como objetivo formar professores de níveis fundamentais, médio, superior e pós-graduação, priorizando a utilização da informática educativa.
Em 1997 o PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação), foi incorporado ao PRONINFE, mudando sua estrutura, essa incorporação tinha como objetivo formar professores e atender estudantes.
Em 1990 a evolução tecnológica passou a exigir mão-de-obra qualificada nas indústrias, para operar equipamentos como calculadoras, vídeos-cassete e computadores. No final da década o PROINFO, foi estruturados e oferecidos ao governo com o objetivo de melhorar a qualidade da educação nas escolas públicas, propiciando desenvolvimento científico.  O contexto social necessitava de profissionais com conhecimento na área da informática.
Atualmente o computador é uma realidade em setores estratégicos da sociedade é preciso que as escolas se adaptem a essa nova realidade, mas existem ainda muitas barreiras, a maior delas é a desigualdade social no Brasil que dificulta o acesso a uma educação mais justa.
 O uso da tecnologia na educação será um grande avanço, mas infelizmente essa realidade ainda está distante de alcançar a grande massa brasileira, essa grande massa se encontra distante dos grandes centros, alguns nunca chegaram a ver um computador, muito menos ter acesso a eles. Mas esperamos que um dia a distribuição de rendas no Brasil, seja mais justa e possa oferecer a todos oportunidades iguais. 


Conceição do Araguaia 11 de Janeiro de 2011.
Dalvanice Costa da Costa

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