sábado, 15 de janeiro de 2011

OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS E A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

A história da informática na educação brasileira teve inicio nos anos 70 a partir de interesses de alguns educadores de universidades brasileiras.As Universidades Públicas (UFRJ) do  RJ, (UNICAMP) Campinas e (UFRGS) GS, motivados por resultados verificados em outros países.
No Brasil, verifica-se uma pluralidade nesta situação procura-se reduzir os pontos negativos e realçar os positivos.
Pode-se citar projetos que tomaram vultos para a implantação de uma postura nacional favorável ao uso do computador na educação.
PROINFO- visa a introdução de Novas Tecnologias de Informação e comunicação na escola pública como ferramenta de apoio ao processo de ensino aprendizagem, sua proposta visa a aproximação da cultura escolar aos avanços que a sociedade desfruta.
Em parceria com o PROINFO a SEEDSP(Secretaria da Educação Especial) desenvolveu o curso de capacitação de multiplicadores em informática na educação.
PROINESP (Projeto de Informática na Educação Especial) Visa promover  o acesso a informática, enquanto recurso pedagógico contemplando escolas especializadas no atendimento de alunos com necssidades especiais, este prevê a formação de professores em informática aplicada à educação Especial.
O PAPED ( Progra de Apoio a Pesquisa em Educação a Distancia tem como objetivocomo objetivo principal o estímulo de pesquisas multidisciplinares como alvo a aplicação de tecnologias de informática no processo de ensino-aprendizagem.Mesmo encontrando dificuldades  apresenta resultados em pesquisas realizadas, formação de recursos humanos, consultorias, desenvolvimento de software educativos, teses, dissertações, livros, conferências ensaios e publicação de artigos.
 O Projeto FORMAR, coordenado pelo NIED/UNICAMP, e ministrado por pesquisadores e especialistas dos demais integrantes do EDUCOM. Primeiramente, visava-se a formação de profissionais para atuação nos vários centros de informática educativa em sistemas estaduais/municipais de educação. Para Valente, o material  que o curso produziu, as experiências, currículo e conteúdo, passaram a servir de referências para o advento de outros cursos de formação equivalente no país.

Minha Opinião relacionada à Informática na Educação
e os programas governamentais
Constatou-se que do uso do computador na Educação brasileirade recebe influencia de outros paóses Em consequência da incursão da Informática na Educação, conclui-se que é inevitável uma mudança de postura pedagógica e que para o devido aproveitamento do computador e levar o aprendiz a construir seu próprio conhecimento através da motivação deve-se adequar os paradigmas pedagógicos instrucionista,  construtivista e construcionista . Para maiores detalhes sobre estes paradigmas pedagógicos veja o artigo Informática na Educação: instrucionismo x construcionismo, do autor Valente.
Apesar de existirem motivos claramente definidos para o uso do recurso da ciência da computação no setor educacional, existem choques de visões dos céticos e otimistas que declaram seus argumentos, por vezes bem fundamentados e em casos até por insegurança e desconhecimento das novas tecnologias.
Uma expectativa relacionada ao possível domínio da informática alastra-se no ambiente da educação, mas percebe-se que muitos estudiosos têm consciência de que a possibilidade de um monopólio do computador na educação está muito distante de acontecer pois depende de muitos fatores. Entre estes fatores cita-se a preparação do corpo docente, adequando-o à informática e seu devido uso, considerando a necessidade imperiosa de reflexão, mudança de posturas face ao caráter revolucionário que tem o uso do computador na sala de aula, não esquecendo que o aprendiz e também os seus pais ou responsáveis  fazem parte desta mudança de paradigmas.
Constatou-se que o uso do computador na educação brasileira recebe influências de outros países e que estas não estão limitadas a imitar o que os outros fizeram mas que no Brasil existem projetos que são elaborados procurando levar a cabo a efetiva e proveitosa introdução do computador na educação de maneira criteriosa, racional e sistematizada como PROINFO, EDUCOM, FORMAR , CIEd, SEESP, PROINESP, PAPED, com apoio do órgão oficial do governo  Ministério da Educação e Cultura - MEC.
Atualmente as universidades estão se associando, conforme a UVB - Universidade Virtual Brasileira e a UNIREDE - Universidade Virtual Pública do Brasil, unindo suas experiências educacionais e suas áreas de excelência acadêmica para formar a primeira rede virtual de pesquisa e cooperação para o desenvolvimento de programas de educação à distância.
Nesta união, o papel das instituições de ensino é de orientar o aluno a pesquisar, a questionar, a saber buscar os conteúdos, filtrá-los e os transformar em conhecimento. Com as tecnologias de educação aliadas à informática na Educação surgem novas oportunidades de acesso ao conhecimento para a formação e o aperfeiçoamaneto profissional.
 
  A Informática na Educação
A educação formal é muito resistente à inovações, dificilmente se renova ou se adapta aos desafios da vida moderna. A escola tradicional ignora a realidade tecnológica, não ensina  a perceber o universo em que se vive, não está atenta às mudanças do mundo moderno. Entre a informática e a escola deve haver cooperação, criando assim, uma nova possibilidade de lidar com o trabalho educativo. Os alunos são os personagens centrais do século XXI, e o computador uma maneira  nova de se pensar. É preciso que a escola brasileira tenha interesse pela cultura, princípios, fatos sociais, pela psicologia e pelos ideais da computação. Sua função básica é criar caminhos  que levem os estudantes à aprendizagem.
As tecnologias de comunicação introduziram profundas alterações na sociedade contemporânea criando novas maneiras de ensinar e aprender, portanto para se manter como uma instituição mantenedora e delegadora do ensino a escola não pode ficar fora desta realidade. Os alunos devem estar preparados para conviver com as constantes mudanças da sociedade e para conduzi-lo a escola deve contribuir fornecendo o conhecimento sobre as novas tecnologias, proporcionando um ambiente que supra as suas necessidades. Juntamente com a tecnologia, a educação deve abrir caminhos, aperfeiçoando e desenvolvendo trajetos.
 A partir da metodologia de ensino pode-se definir o tipo de ferramenta e a maneira de como conduzir o processo aluno-professor-aprendizagem. Neste momento o computador pode ser utilizado como suporte em função das necessidades e do que se deseja construir. O seu uso é vantajoso pois possibilita a integração com outros recursos, como por exemplo à robótica, que favorece simulações próximas da realidade.

Lei de diretrizes para EAD. http://www.cciencia.ufrj.br/educnet/conceito.htm
PROINFO.http://www.proinfo.gov.br/
UniRede - Universidade Virtual Pública do Brasil - http://www.unirede.br
UVB - Universidade Virtual Brasileira - http://www.uvb.br

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