sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SOFTWARES EDUCATIVOS, TUTORIAIS E AUTORIAIS

EDUCATIVO
OS Softwares Educativos. São programas que visam atender necessidades e possui ou deve possuir objetivos pedagógicos. “Todo o software pode ser considerado educacional, desde que sua utilização esteja inserida num contexto e numa situação de ensino-aprendizagem, onde existe uma metodologia que oriente todo o processo.”
Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que sejam entendidas e executadas pelo computador. Existem dois tipos principais de softwares: os sistemas operacionais (softwares básicos que controlam o funcionamento físico e lógico do computador) e os softwares aplicativos (executam os comandos solicitados pelo usuário, como os processadores de texto e planilhas eletrônicas). Dois outros tipos de softwares que contém elementos dos softwares básicos e dos softwares aplicativos, mas que são tipos distintos, são: os softwares de rede, que permitem a comunicação dos computadores entre si, e as linguagens de programação, que fornecem aos desenvolvedores de softwares as ferramentas necessárias para escrever programas.
Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educados no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino.
Os softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em sejam projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, mesmo um software detalhadamente pensado para mediar à aprendizagem pode deixar a desejar se a metodologia do professor não for adequada ou adaptada a situações específicas de aprendizagem.
Quanto ao enfoque dado à aprendizagem, um software educacional pode direcionar para uma aprendizagem algorítmica ou heurística. Em um software de aprendizagem algorítmica a ênfase está na transmissão de conhecimentos, na direção que vai do sujeito que domina o saber para aquele que quer aprender.
No modelo algorítmico o desenvolvedor de software tem o papel de programar uma seqüência de instruções planejadas para levar o educando ao conhecimento. Já em um software orientado pelo modelo de aprendizagem heurística predominam as atividades experimentais em que o programa produz um ambiente com situações variadas para que o aluno as explore e construa conhecimentos por si mesmo.
Segundo Valente, estudioso na área da informática educativa, os softwares educativos podem ser classificados de acordo com a maneira que o conhecimento é manipulado. A modalidade pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. Sendo as categorias mais comuns desta modalidade os tutoriais, exercício e prática.
Nos Softwares Educacionais tutoriais é adotado o sistema tradicional utilizado em sala de aula em que o aluno escolhe o que deseja estudar, geralmente ricos em inovações tecnológicas (hipertextos, interface com sons, imagens, animações, etc.) e seu conteúdo é predefinido, com isso tendo que escolher entre as opções existentes.
Os softwares classificados como simuladores e os jogos educacionais apóiam-se na construção de situações que se assemelham com a realidade, sendo que os jogos apresentam ainda um componente lúdico e de entretenimento.
TUTORIAIS
Tutorial: software no qual a informação é organizada de acordo com uma seqüência pedagógica particular
Procuram ensinar controlando processo de aprendizagem e de acordo com o tempo que o aluno leva para aprender.
Exercícios e Práticas: software que utiliza perguntas e respostas, normalmente utilizadas para revisar material já estudado
Programação: softwares onde o aluno programa o computador
Aplicativos: incluem processadores de texto, planilhas eletrônicas, etc.
Multimídia e Internet: misturam som, imagem e texto
Simulação: simulam situações reais, que sem o uso do computador dificilmente poderiam ser trabalhadas pelos alunos, com a mesma qualidade e realismo nas formas tradicionais de ensino.
Jogos: originalmente programado para entreter, possui grande valor pedagógico,e é defendido por profissionais da educação que acreditam que o aluno aprende melhor quando é livre para descobrir ele próprio as relações existentes em um dado contexto.
Ferramentas para resolução de problemas: o aprendiz deve produzir qual problema quer solucionar.Pode atender a quase todas as disciplinas, tanto no conhecimento como no interesse e a capacidade do aluno, são softwares abertos que permitem ao professor constantemente descobrir novas formas de planejar atividades que atendam seus objetivos.


AUTORIAIS
Os Softwares de Autoria desenvolvem a criatividade do aluno que trabalha como o Autor. Neste tipo de material pode se trabalhar tanto com a exposição de dados quanto com a construção do conhecimento.
Os próprios professores ou alunos, com esse tipo de software, podem desenvolver suas aplicações sem que seja necessário conhecer nenhuma linha de código de programação.

São eles:
Word: Processador de Textos, pode ser utilizado, para escrita de redação, trabalhos, algumas versões tem opções inteligentes, que auxiliam o aluno a desenvolver e observar seus erros enquanto escreve, muitas vezes comete erros, que podem promover uma boa discussão sobre gramática.
Excel: Planilha Eletrônica, ou seja, uma calculadora super poderosa, capaz de fazer cálculos complexos, pode ser usado em estatística, geração de fórmulas.
É muito utilizado, em variados segmentos industrial e o programa preferido por contadores.
Power Point: Apresentação de Slides pode ser utilizado para apresentação de trabalhos, funciona como o antigo projetor de Slides, embora a apresentação seja na tela do computador , podem ser inseridos componentes multimídia. Extremamente utilizado em apresentações, seminários, congressos, e também se tornou febre com o advento do E-mail, criando-se várias apresentações de auto-ajuda.

FrontPage: Software para criação de Páginas na Internet pode ser substituído pelo Word, mas esse possui as facilidades de publicação e atualização de Páginas na WEB. Essa página que você agora lê, foi editada e produzida nesse programa, exceto as imagens.

Todos os Softwares, aqui citados, estão presentes nas máquinas da Escola, se for de interesse dos professores, poderemos estudar as aplicabilidades de todos esses.






Prefeitura Livre

O PREFEITURA LIVRE é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas. Você não precisa pagar qualquer valor referente a licença de software para utilizar esta solução, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos SOFTWARES LIVRES que compõem a solução. O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Sendo um SOFTWARE LIVRE desenvolvido sob um framework estruturado em 3 camadas (MVC), ele pode ser adaptado rapidamente a qualquer nova demanda. s softwares.



Este tópico foi encontrado no site:http://www.softwarepublico.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário